Início > livros, poesia > os livros não se constipam

os livros não se constipam

hoje, depois de, por necessidade, me ter deslocado a uma Baixa de Lisboa cheia de gente e carros, com anterior passagem por um Chiado com igual imagem, fui à São Filipe Nery, visitar a nova casa da Trama.

considero que aquele espaço reserva o essencial da livraria: as pessoas e os livros – por esta ordem, porque não há livros sem pessoas nem livrarias sem sorrisos.

entrei quando se conversava sobre o ainda hoje vanguardista Fernando Pessoa: voltamos sempre a ele, de alguma forma, pela tinta de alguém.

as pequenas prateleiras altas de um só livro exposto fizeram-me pensar: ainda bem que não se constipam. o Ricardo estava ali enregelado a conversar alegremente com uma rapariga… entrou uma outra e no fim puderam partilhar os três de um ponto comum: Nuno Bragança.

mas eu fui lá para ir buscar a última edição da livraria: “Rusga”, de Vasco Gato. (e trouxe mais “Entulho”, de João Miguel Henriques – a minha mania de querer saber que livro é aquele sem lombada.)

a Trama faz-me lembrar uma livraria de vão de escada, pela dimensão e estrutura, mas fria… muito fria. se calhar os vãos de escada são mesmo assim.

tenho para mim que nem sempre temos tudo, que temos tanto que não nos chega.

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

