Início > poesia > Estas baías

Estas baías

I

Exponho a curva vencida do meu sexo
ao silêncio das aves e às marés
de chumbo desta ausência.

       … Estas praias exíguas…
       … O precipício e as brisas…
       … O dorso inerte destas águias lisas…
       … O sol à retaguarda
              e o mar virado ao leste…

A tarde cai na concha devoluta do meu peito.
Exausto me devolvo à pedra
e ao coração de um animal cansado.

II

Do alto da falésia
aguardo um breve instante de prenhez nocturna
que ao Continente me devolva inteiro.

Da noite eu sei
       todo o rumor da gesta mineral
       no acto de ferver as gerações passadas.

Deslizo a carne eréctil de uma orgânica torrente.

Estou no regaço vítreo dos desertos.

III

Da noite eu sei
— porque lhe estou a prumo no regaço
e a vejo prolongada pelos meus dedos
e dela me arborizo até ao florescer das madrugadas —

da noite eu sei — dizia —
que uma semente dada ao sol e às mãos
em carne há-de animar uma estação de águas e corpos, sucessões e bênçãos.

IV

Pelo que sei da noite
da sua orografia de vulcões expectantes
e da carnal leitura
de algumas profecias

       deste oriente vago me rejeito.

Assumo um corpo que armazena a noite
para expeli-la exausto e se encontrar
na identidade súbita da cor.

       Estou no regaço enxuto das manhãs
       estou no regaço vítreo dos desertos.

Floresço o breve instante das entregas.
Vou devolver-me ao ventre das nações.

[Ruy Duarte de Carvalho, de Tempo em ausência, in a decisão da idade]

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

