Início > cinema, intimidade > o Manel Azeitona, como se fosse cá da terra

o Manel Azeitona, como se fosse cá da terra

eu gosto de cinema. não tanto como gosto de café. não desisti do café.

só para parecer que estou dentro da onda em que toda a gente está – afinal, até mesmo a CM do Porto tentou enfiar-se, sendo expulsa desta surfada -, venho mostrar qual a minha relação com o Manoel de Oliveira.

conheço muito mal a cinematografia de Manoel de Oliveira, tal como desconheço outras que até me poderiam interessar. no entanto, houveram dois momentos cruciais em que me cruzei com o trabalho de Manoel de Oliveira, deixando-me marcas substranciais.

o primeiro momento, foi na sala do Monumental, com Vale Abraão, nesse dia vi três filmes, comecei no Monumental, passei pelo Nimas e acabei no King, só me lembro de um outro filme, foi o Wittgenstein, não me lembro qual foi o outro.

Vale Abraão
marcou-me por tudo, pela história, pela beleza de Leonor Silveira, pela fotografia e pelo movimento. e, apesar disto, não fui ao Douro… habitualmente, também não é a geografia que me atrai num livro ou num filme.

o outro momento aconteceu anos mais tarde. por alguma razão – não me lembro mesmo – fui à cinemateca e, antecedendo um filme de que não me lembro mas era o meu objectivo, passaram A Caça. fiquei atónito com a violência mental que me foi imposta. a velocidade, os planos, o motivo, o argumento… o social da coisa.

e aqui está… a minha surfada na onda dos festejos dos 100 anos de Manoel de Olveira.

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

